terça-feira, 13 de maio de 2014

O azulejo da vovó. Érick Freire

0 comentários
Sabe. Se houver uma casa que não deveria ser reformada era a casa da vovó. Nela tem muita história. Filhos e netos convivem lá. Imagens e marcas ficam na mente de cada um destes. Cada espaço da casa traz muitas recordações. A varanda das festas de fim de ano. Os encontros de família no quintal (assim que chamamos o jardim da casa). Histórias e lembranças de brincadeiras entre os primos. A casa da vovó é um grande monumento histórico para as famílias que possuem vínculos afetivos.
Meu avô Argílio deixou muitas lembranças no quartinho que era a sua bodega, saudades Maria mole, saudades suspiros, saudades de outrora daquele cheirinho da bodega e do pão doce, das guloseimas infantis, dos salgadinhos artesanais. Cheetos nem passava de longe, nem sabíamos o que era! Pipoca industrializada? Só a pipoca Boku’s.
A noite quando quase todos os primos estavam na casa da vovó, a bodega ficava escura e lá brincávamos de esconde-esconde, mas também aproveitávamos para ‘bater’ um no outro, briga de criança. Eva era a mais briguenta, birrenta e doida por uma barracada. Batia em todo mundo e, como tínhamos sido ensinados que homem não bate em mulher, saiamos todos apanhados.
A casa da vovó traz muitas recordações, por isso, quando chego nela. Após notar que estou envelhecendo e que já são os bisnetos que vão fazer a festa lá fico triste, nostálgico, com saudade de criança. Sinto falta daquela casa antiga que não existe mais, do azulejo da vovó no banheiro. Ainda sinto o cheiro daquele banheiro muito bem cuidado com azulejos amarelos lavrados bem limpinhos. Mas, só na memória ficaram porque fizeram o favor de tentar apagar a memória, neste ano passaram uma borracha de cerâmica branca no azulejo amarelo. Até o interruptor não é mais o mesmo. Aquele que agente insistia e ele não queria apagar, bem amarelinho.
Saudades de outrora, do azulejo da vovó, do banheiro antigo, da sala aconchegante, da bodega do vovô, da sala da TV que assistíamos todos os dias os desenhos animados, 14 polegadas de muita alegria, seletor sempre virado no canal 11, porque o resto não pegava direito. Assistia a XUXA esperando ver o batman, o super-homem, He-man, Popeye, Mulher maravilha, comandos em ação, pica pau, pato Donald, ducktales, Mickey, Tom & Jerry, Thunder cats e tantos outros.

Saudades daquele tempo de criança, saudade do tempo ingênuo, saudade do tempo do azulejo amarelo da vovó.

Érick Freire
Pedagogo e escritor

Leave a Reply

Este é seu espaço.
Dê sua opinião, crítica, elogio e sugestão.

 
O Revistão © 2011 DheTemplate.com & Main Blogger. Supported by Makeityourring Diamond Engagement Rings

You can add link or short description here