terça-feira, 2 de setembro de 2014

Crítica literária. Érick Freire

0 comentários
Há algum tempo venho refletindo sobre o que é lido mundo a fora. Pensava eu que a leitura nos países desenvolvidos era culta e inteligente, mas fazendo uma análise geral dos livros mais vendidos e lidos do mundo (excluindo a Bíblia) em sua maioria são livros de baixa qualidade literária. Livros com frases de efeito que são escritos estritamente para vendagem.
O que
 temos lido? Para que lemos?
As ideias interpostas na literatura contemporânea são, em sua maioria, lixo literário. São textos simples e sem qualquer complexidade de reflexão, misturas entre misticismo barato e auto-ajuda. Histórias ocas e pouco a acrescer às mentes.
Livros como Harry Potter com mais de 400 milhões de cópias vendidas, Senhor dos Anéis (103 milhões), O Alquimista (65 milhões), Crepúsculo, O código da Vinci, entre tantos outros nos faz refletir sobre a qualidade da leitura e da falta de mentes brilhantes planeta a fora.
Os melhores livros da história (exceção da Bíblia). Sequer aparecem entre os 1.000 mais lidos. Sabe por quê? Simplesmente os autores destes livros eram independentes e nunca publicaram com intuito de ganhar dinheiro, para eles "ou se ganha dinheiro ou se tem qualidade nos textos", mas os poucos que ficaram conhecidos após séculos de sua primeira editoração só são encontrados em sebos ou coleções Pocket (livro de bolso).
É vergonhoso, mas vejo uma juventude castrada do pensar, do refletir e do conhecer, vejo uma juventude superficial porque só comem "algodão doce" literário.
O primeiro fato é que o maior exemplo (A Bíblia) é a mais vendida, mas com toda certeza é a menos lida e conhecida, só é vendida por conta do mercado religioso e por causa da hipocrisia "Porque crente sem Bíblia debaixo do braço não é crente!"
Um adendo faço a toda juventude contemporânea que é imergida no mundo da pós-modernidade e do relativismo moral, ético e cultural. Se continuarem lendo estas porcarias podem ter certeza que suas cabeças serão depósitos de lixo ambulantes. Avalie, critique e indague o que você lê se é que pelo menos lê! Reflita e seja um produtor de ideias próprias, mas também leia bons livros!


Érick Freire
Pedagogo e escritor

Leave a Reply

Este é seu espaço.
Dê sua opinião, crítica, elogio e sugestão.

 
O Revistão © 2011 DheTemplate.com & Main Blogger. Supported by Makeityourring Diamond Engagement Rings

You can add link or short description here