Texto elaborado após a aula Magna do curso de mestrado pela Florida Christian University com o professor Dr.Augusto Jorge Cury em Parnamirim/RN
Tema: O Futuro da educação
A educação tem futuro? Futuro tem a educação?
O professor onde estará? O aluno como ficará?
Estudando o estudado, do aprendido concedido, da dificuldade integrada de um ser alienado por ferramentas produtoras de informações emaranhadas.
É difícil entender como ficará a cabeça do atual aprendiz que tem uma mente brilhante, mas que se tornou mal treinada porque os códigos da inteligência não são conhecidos e a mente é alimentada por preconceitos alados de asas quebradas por quem o voo é impossível!
Sonhar com disciplina, projetar com inteligência é a tarefa mais difícil para a educação hodierna, busca o sentido do que está perdido de mentes invadidas por ladrões de cofres, cofres do saber, cofres da emoção, é difícil entender esta situação, mas proteger as janelas da alma, as portas da psiqué é coisa de mestre, mestre da inteligência que estuda o que pensa e antes de falar faz inferências, na sua própria mente sempre alerta e atenta para não constranger aquele que ouve porque o melhor é o depois do que o antes, é preciso ser simpático, distribuir sorrisos e ser cordial, é necessário ter charisma e ser benevolente, fazendo elogios pra toda gente que é próximo e precisa desviar das janelas kilers que podem assim fechar o espaço da criatividade que toda mente necessita para ser brilhante pro resto da vida, é importante também ter empatia, colocando-se no lugar do outro seja noite ou seja dia, porque só assim teremos um mundo melhor, com preconceitos ruídos, diminuídos e a diferença vira pó porque é respeitando que se é respeitado, mas a sua opinião não deve ficar de lado porque com inteligência você convence o outro que o melhor caminho é sempre o da paz e da igualdade de direitos, isonomia na cabeça inteligente que pensa sempre no futuro brilhante de uma freemind de pensamento livre e liberdade de expressão no meio de uma sociedade que se diz madura, mas na realidade é uma grande ditadura, ditadura do pensar, ditadura científica, ditadura da beleza aquela que não se põe em mesa, mas insiste em falar que se não for seguida você não é feliz, mas investigar o mundo interior é melhor que fazer uma higiene física, lavar a alma é mais importante que lavar as mãos, lavar o copo por fora é coisa de fariseu, o Mestre dos mestres disse que o invólucro de nada serve se alma não estiver limpa porque "o que suja não é o que entra, mas o que sai", pois "a boca fala do que o coração(pisiqué) está cheio".
Uma alma suja não alimenta mentes, uma alma suja não purifica pensamentos, uma alma suja jamais será completa e feliz, uma alma suja será sempre suja porque para ela é mais importante lavar a capa, lavar a máscara para fingir ser feliz no teatro da vida no teatro da existência, mas por dentro está putrefata pela impureza do preconceito, discriminação, razão própria, egoísmo, autoritarismo, imodéstia, arrogância, prepotência e altivez!
Por isso digo caro professor, esqueça do seu eu e pergunte a si mesmo, minha educação tem futuro? A educação da minha mente tem futuro? Ou melhor tenho educado a minha mente para o futuro da educação?
Érick Freire
Escritor e pedagogo
quarta-feira, 2 de abril de 2014
O futuro da educação. Érick Freire
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